Perigos em Desenhos Animados - Caso 2

/
0 Comments

A mídia dos desenhos animados possui varias faces.

São inúmeros títulos que povoam os canais de televisão, desde desenhos puramente educativos, passando para os desenhos de violência até aqueles que procuram satirizar a sociedade moderna.

Os desenhos começaram a abordar temas que são voltados para adultos. Seus conteúdos passaram a ser recheados de violência, sexualidade, promiscuidade, desrespeito ao modelo familiar, homossexualismo e outros.

Mesmo com uma abordagem mais adulta, os desenhos por sua característica principal de ser uma animação, continuam atraindo a atenção das crianças.

Nesse cenário vemos o sucesso de mais de 20 anos de um dos desenhos mais carregados de temática adulta e que é sucesso entre as crianças.

Caso 2: Os Simpsons

Os Simpsons é um série animada americana criada por Matt Groening para o canal Fox. O seriado é uma parodia satírica do estilo de vida americano onde são abordados temas que vão de natureza politica, a religião, educação infantil entre outros.

Retrata o governo e as grandes corporações como entidades insensíveis, que se aproveitam do trabalhador comum. A religião é tratada como uma instituição indiferente aos fieis, os políticos são corruptos e a policia incompetente.

São várias questões controversas que são abordadas pelo seriado. Claramente trata-se de um seriado voltado para o público adulto, com temáticas e abordagens exclusivamente adultas, mais que tem sido propagado para o publico infantil.

No desenho, o personagem Bart, que muitas vezes não é punido pelo seu mau comportamento, levou alguns pais apresenta-lo como um modelo ruim para as crianças. Nas escolas, os professores afirmaram que Bart é uma “ameaça para a aprendizagem” por causa de sua atitude de “orgulho de suas más notas” e sua atitude negativa em relação a sua educação. Outros o descrevem como “egoísta, agressivo e miserável”.

Homer, outro protagonista da série, é analisado da seguinte forma por William Irwin em seu livro “Os Simpsons e a Filosofia”:

“Ele é um mentiroso contumaz; falta-lhe honestidade, egoísta, guloso, ganancioso. Ele come, bebe e arrota. Num dos episódios, quando Lisa lhe disse que roubar sinal da TV a cabo era errado, ele discutiu com ela, dizendo que a menina também era ladra, pois não pagava pelas refeições em casa e nem pelas roupas que lhe davam”.

Em um episodio é legalizado o casamento gay e o reverendo Lovejoy se recusa a fazer as cerimonias. Homer transforma-se em um ministro de casamentos gay e realiza diversas cerimonias inclusive a de sua cunhada Patty com outra mulher. Que tipo de mensagem esse episodio transmite às crianças?

Elda Rodríguez, diretora da agencia de telecomunicações da Venezuela, afirmou: “em The Simpsons são apreciadas imagens improprias e linguagem que podem influenciar o comportamento e formação de crianças e adolescentes”.

Além das temáticas sociais, existe nos Simpsons um assunto recorrente que é a religião. Em diversos episódios existe uma constante critica as instituições cristãs e aos fundamentos cristãos. A família dos Simpsons é formada por indivíduos que rejeitam os ideais cristãos em suas vida, a exemplo disso está o fato de Homer odiar seu vizinho Ned que é cristão. O próprio Ned é apresentado um cristão fundamentalista que extrapola no que se diz respeito à vida cristã. Na série também é feita forte alusão ao satanismo e o ocultismo.

No episodio Lar doce diccly-lar pode-se ver a reação causada em Homer após ser acidentalmente batizado. Assim que uma gota da água toca em seu rosto, começa a evaporar como se estivesse queimando e Homer faz várias expressões de dor.

Ainda temos no episodio Bart vende sua alma, uma conversa entre Bart e seu amigo Milhouse, onde é negociada a alma de Bart por dinheiro e a breve sugestão a respeito do objetivo dos ministros do evangelho que para a série é de enriquecimento.

Temos também cenas em outros episódios onde aparecem demônios, bruxaria e o próprio satanás aparecendo para oferecer um pacto para um dos personagens da série.

Os Simpsons não limitam suas alusões ao gênero do desenho animado. Há amplas alusões ao cinema e à literatura. Ele pode criar um tipo aleatório de associação, explicado por Rland Barthes:

Essa rápida citação, esse modo sub-reptício de declarar temas, essa mudança de fluxo e explosão criam juntos o fascínio da conotação; as cenas parecem flutuar livremente, como se fossem inofensivas, a fim de manipular um certo grau de impressionismo: o toque deve ser leve, como se não valesse a pena ser lembrado, e quando aparecer posteriormente em outro disfarce, ele já deve ser uma memoria; a meta dessa técnica é neutralizar as resistências da sua mente ao que esta sendo comunicado, driblando o radar de defesa, e assim introduzir novos conceitos, isto é, pegar você! ”.

Os Simpsons é uma série feita por adultos e para adultos, sendo que seu conteúdo é prejudicial até mesmo para os adultos! Imaginem então o mal que podem estar fazendo às crianças. Com um conteúdo pérfido, Os Simpsons são um exemplo de um programa que deve ser evitado. Afinal de contas sabem de onde veem o conhecimento que é disseminado por esse desenho?



“Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica” Tiago 3:15



Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Simpsons

http://www.peru.com/noticias/idocs/2008/4/16/DetalleDocumento_500850.asp

http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk_politics/6252856.stm

http://es.reuters.com/article/entertainmentNews/idESCAR93859420080409

http://medroavon.sites.uol.com.br/tsim.htm 





Você também pode se interessar...

Nenhum comentário :

Ocultgames

Ocultgames
Tecnologia do Blogger.